Artes Marciais

Arte marcial é qualquer das habilidades de combate que requer destreza do corpo humano, armado ou não. As artes marciais armadas podem ser, por exemplo, a esgrima e o arco e flecha. As desarmadas são o karatê, a capoeira, kung-fu e outras lutas. Algumas artes marciais são praticadas atualmente como esporte ou como defesa pessoal.

 

 

 

Capoeiristas mostram a arte marcial baiana no Terreiro de Jesus, em Salvador. Uma cena comum na Cidade.

Essa é a única arte marcial genuinamente americana, criada na Bahia. O antigo jogo descrito por Rugendas, na Bahia, no início do século 19, desenvolveu-se em arte marcial pelos grandes mestres baianos.

Não existia na África. Lá os guerreiros sempre usaram lanças em seus combates. Na Bahia, sua prática começou como um jogo. Desenvolvida no século 18 ou antes, sua prática tornou-se proibida e seus praticantes escondiam-se na capoeira, um tipo de vegetação.

Deixou o folclore no início do século 20, para se transformar em uma verdadeira arte marcial pelos mestres baianos Bimba, Pastinha e outros. Talvez, a mais bela arte marcial do mundo. Seus movimentos requerem habilidade de ginastas. É praticada ao som de música própria, uma tradição que vem dos antigos rituais africanos e indígenas.

 

 

Aikido

 

A baiana Amanda Nunes, campeã mundial do UFC, a primeira brasileira a conquistar um título da categoria.

 

 

Final do Mundial de Luta Olímpica Júnior, realizado no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, Litoral Norte da Bahia.

A luta olímpica (wrestling, em inglês) teve origem nos jogos olímpicos da antiga Grécia. Existem dois estilos nas Olimpíadas: a luta greco-romana e a luta livre. A greco-romana participa desde os primeiros jogos olímpicos, de 1896, quando se buscava reproduzir o estilo de luta dos jogos da Grécia Clássica. A luta livre foi introduzida nos jogos de 1904. Nesse estilo, permite-se o uso de golpes com as pernas.

 

 

Capoeiristas

 

Apresentação da Federação de Aikido do Timor Leste, um país asiático de língua portuguesa.

AikidoAikido é uma arte marcial japonesa que tem alguma semelhança com o jiu-jitsu e judô, em que se usa técnicas de giros e lançamentos de corpo, usando-se o momentum do oponente contra ele próprio. O aikido moderno foi fundado pelo japonês Morihei Ueshiba (1883-1969). Entretanto, as técnicas básicas dessa arte marcial têm origem no Japão, por volta do século 14.

 

Luta olimpica

 

Funakoshi

 

O grande mestre Ivo Rangel (1943-2014), uma autoridade mundial do karatê (à direita, o mestre pratica com seus alunos, nos anos '70, em sua antiga academia Acrópole).

Ivo Rangel da Silva nasceu em Salvador, Bahia. Foi escritor, advogado, professor de Educação Física e karate-ka (9º Dan). Formado em capoeira pelo Mestre Bimba. Praticou outras artes marciais até iniciar com o karatê, modalidade em que foi campeão brasileiro em 1965. Foi também treinador da seleção brasileira, formando vários campeões, e presidente da Federação de Karatê Interestilos da Bahia. A autor de livros sobre o esporte e sobre o Polyteama.

 

Minotauro

 

Maculele

 

Karate

 

Maguila

 

Bruce Lee

 

O baiano Rodrigo Minotauro, tornou-se o maior representante brasileiro da categoria peso-pesado de MMA e um dos grandes nomes das artes marciais no mundo.

Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, nasceu em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, em 2 de junho de 1976. Começou a treinar judô ainda bem jovem, depois praticou boxe, Jiu-jitsu e muay thai. Foi o único peso-pesado de MMA a unir os cinturões do UFC e do PRIDE.

O MMA (Mixed Martial Arts) ou artes marciais mistas é um estilo de arte marcial que envolve outros estilos, uma espécie de vale-quase-tudo. Seus praticantes são normalmente especialistas em mais de um estilo, como boxe, judô, Jiu-jitsu, karatê e outros.

 

Gichin Funakoshi (1868-1957). Fundador do estilo shotokan e considerado o pai do karatê moderno. Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, filho de um samurai. Quando garoto foi treinado na clandestinidade pelos dois maiores mestres da época: Yasutsune Azato e Yasutsune Itosu. A prática de artes marciais era, então, proibida. Levou a arte para o Japão nos anos '20.

O karatê (mão vazia, em japonês) é uma arte marcial de origem oriental. Tomou forma em Okinawa, no século 17. Hoje existem vários estilos de karatê.

Chegou ao Brasil na primeira metade do século 20, com os imigrantes japoneses. Os primeiros instrutores conhecidos  começaram a ensinar karatê nos anos '50. Desenvolveu-se primeiro na Bahia e em São Paulo, onde existiam vários imigrantes de Okinawa. Ensinava-se principalmente o estilo shotokan. O primeiro torneio nacional aconteceu, em 1965, em São Paulo, e a equipe da Bahia foi a campeã.

 

◄ Esporte

 

Capoeira

 

O pugilista sergipano Adilson Maguila. José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1958. Foi o maior pugilista brasileiro na categoria peso pesado. Venceu 61 lutas por nocaute, deixando os ringues em 2000.

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Lutadora

 

A piauiense Sarah Menezes, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A judoca peso-ligeiro foi a primeira mulher a conquistar o ouro olímpico para o Brasil, no judô. Junta-se a Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988, e a Rogério Sampaio, ouro em Barcelona-1992. Sarah Menezes nasceu em Teresina, em 26 de março de 1990.

O judô desenvolveu-se no Japão, no final do século 19, a partir de estilos anteriores de artes marciais japonesas.

A luta chegou ao Brasil com a imigração japonesa no início do século 20 e a Confederação Brasileira de Judô foi fundada em 1969. Nas últimas décadas, os judocas brasileiros têm vencido em importantes competições internacional.

 

Artes Marciais

 

Judo

 

Esporte

 

Rita Barreto

 

 

Alberto Coutinho

 

 

 

 

Divulgação

 

 

 

MISATO AONAMI

 

 

Alaor Filho

 

 

 

Divulgação