Artistas Plásticos no Mundo

 

 

Pintura

 

As Baianas do artista plástico argentino Carybé (1911-1997), em óleo sobre placa. Hector Julio Páride Bernabó (Carybé) nasceu no subúrbio de Buenos Aires. Viajou por vários países até se estabelecer na Bahia, em 1950, após ser convidado para pintar um dos painéis do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Ilustrou livros de Jorge Amado e passou a realizar obras sobre a cultura baiana.

 

Cultura e Arte

 

La Dormeuse (1897), óleo sobre tela de Renoir, uma das obras primas do pintor francês, atualmente no acervo do museu Sammlung Oskar Reinhart, na Suíça.

Pierre Auguste Renoir (1841-1919) identificou-se com o movimento impressionista no início de sua carreira. A partir da década de 1880 passou a utilizar técnicas mais formais, pintando vários nus de mulheres sensuais.

 

Renoir

 

Leonardo Da Vinci

 

Arte

 

Esculturas decorativas barrocas da Igreja de São Francisco, de Salvador. A escola baiana de arte sacra, gerou grandes pintores e escultores nos séculos 17, 18 e 19, como José Joaquim da Rocha, Francisco das Chagas, José Teófilo de Jesus, Domingos da Costa Filgueira, Veríssimo de Souza Freitas, Franco Velasco, Rufino Capinam e outros.

Tinha características próprias e foi exaustivamente estudada por baianistas como Carlos Ott e Manoel Querino (1851-1923). Suas obras estão espalhadas principalmente nas igrejas da Bahia.

Os mestres baianos de arte influenciaram os artistas de todo o Brasil e somente foram ofuscados a partir de 1816, com a chegada da Missão Artística ao Brasil. Mais: Arte na Bahia

 

Páginas sobre Arte

Arte no Mundo

Museus de Arte

Arte na Espanha

Arte na China

Museus de Paris

 

Mulher deitada e cachorro, 1954, por Di Cavalcanti (1897-1976).

 

Igreja São Francisco

 

Escultura

 

Batalha de Anghiari, pintura atribuída a Leonardo Da Vinci. Trata-se de uma cópia feita pelo pintor flamengo Peter Paul Rubens (1577–1640) com base nos detalhes da parte central de um mural florentino feito por Da Vinci, em 1505. Museu do Louvre, Paris.

 

Les Demoiselles d'Avignon (Pablo Picasso, 1907 - Museum of Modern Art, Nova York). A obra é considerada um marco do modernismo. Foi pintada antes da consagrada fase cubista do pintor espanhol. Conta-se que Picasso deixou a tela virada para a parede por alguns anos, após as críticas recebidas de seus colegas. Arte na Espanha

 

 

 

 

Cultura

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte, Pintura e escultura.

 

Di Cavalcanti

 

Embaixo, a antiga Barra na Cidade do Salvador, tela do artista plástico Henrique Passos.

 

 

Picasso

 

 

Artistas Plásticos no Mundo