Carlo Nicoli

 

O escultor Carlo Nicoli y Manfredi nasceu em Carrara, Itália, em 4 de outubro de 1843, em uma família de escultores. Em 1864, concluiu seus estudos na Academia de Belas Artes de Carrara (Accademia di Belle Arti di Carrara) com medalha de ouro pela obra em relevo Morte di Pompeo.

Em seguida, Nicoli foi enviado a Florença, onde foi aprendiz do renomado escultor Giovanni Duprè (1817-1882). Em 1868, recebeu outra medalha de ouro pela figura Mendicante.

Com o passar do tempo, seus trabalhos ganharam prestígio internacional e recebeu o título de Cavaleiro da Real Ordem de Carlos III, da Espanha.

Em 1875, retornou a Carrara como professor honorário da Academia onde estudou. No ano seguinte, montou seu grande laboratório de San Francesco, com departamentos de escultura e arquitetura. Em 1885, Nicoli assumiu o cargo de professor de escultura, no lugar de Demetrio Carusi, que faleceu.

Entre as suas obras estão a estátua de Cervantes, em Alcalá de Henares, o monumento a Garibaldi, em Carrara, e várias outras obras espalhadas pelo mundo.

Nicoli foi um escultor neoclássico, de fama internacional. Faleceu em sua cidade natal, em 1915. O estúdio fundado por ele ainda funciona sob a administração de seu bisneto, com o nome Laboratori Artistici Nicoli.

 

 

Uma das alegorias do magnífico Monumento ao Dois de Julho, no Campo Grande, em Salvador. Note o registro do autor: ESCULPTOR COM.DOR CARLO NICOLI, que recebe o título de comendador. Nicoli era vice-cônsul do Brasil, em Carrara.

 

 

Carlo Nicoli

 

Cultura e Arte

 

Cultura

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

 

Carlo Nicoli