Cinema

 

Páginas de Cinema

Cinema no Brasil

Cinema no Mundo

Melhores Filmes

Festivais de Cinema

 

 

O cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981) revolucionou o cinema brasileiro em seu estilo e sua técnica. Com apenas 23 anos de idade dirigiu um dos clássicos nacionais: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), que concorreu à Palma de Ouro em Cannes, perdendo para um filme francês (na foto, a capa do livro de Nelson Motta sobre o cineasta baiano, lançado em 2011).

Mais: Cinema no Brasil

 

 

Vivien Leigh (1913-1967) interpreta Cleópatra (1945). A bela atriz britânica Vivian Mary Hartley nasceu na Índia, uma colônia britânica na época. Foi para a Inglaterra com seus pais aos seis anos de idade. Ganhou um Oscar como Scarlett O'Hara, em E o Vento Levou (1939).

 

 

 

Pôster do filme A Missão (1986, com Robert de Niro e Jeremy Irons). A trama do filme, escrita por Robert Bolt, embora ficção, é adaptada de fatos reais ocorridos no século 18, na região das Missões Jesuíticas dos Guaranis, nos territórios do Paraguay e Rio Grande do Sul. O filme mistura eventos que, na realidade, ocorreram em épocas e locais diferentes, incluindo as belas imagens das Cataratas do Iguaçu. Parte dos cenários foram reconstituídos na Colômbia.

 

Missão

 

Cenas de Vertigo (Um Corpo que Cai, 1958), com James Stewart e a bela Kim Novak. Um dos melhores filmes de todos os tempos é um Hitchcock. O cineasta inglês, mestre do suspense, também era um mestre no respeito ao espectador. A trama de seus filmes era sempre lógica e brilhante, mas nunca percebida no início e o espectador sempre sabia mais que o protagonista. Não havia uma trama dentro da trama para enganar quem assiste, um recurso pobre e comum em vários roteiros.

 

Cultura

 

Vertigo

 

Artista

 

Carmem Miranda (1909-1955) tornou-se um ícone internacional divulgando o Samba e outros temas da cultura brasileira. Nasceu em Portugal  e chegou no Brasil com menos de um ano de idade. Conquistou os EUA nos anos '30 e os estadunidenses jamais esqueceram-se dela. Cantou músicas inesquecíveis de grandes compositores da época, como Ary Barroso e principalmente do sambista baiano Assis Valente, do qual gravou 24 composições. De acordo com Ruy Castro, sua indumentária característica e seus trejeitos foram influenciados por Dorival Caymmi, que a orientou para as filmagens de Banana da Terra (1938), quando cantou O Que É Que a Baiana Tem? Curiosidade: Carmem tinha cabelos longos e belos, mas costumava cobri-los com torços ou lenços.

 

Sete Anoes

 

Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney (Snow White and the Seven Dwarfs). Foi o primeiro filme de animação de longa metragem, lançado em 1937. A magia de Disney transcende o tempo e a tecnologia. O filme ainda encanta as crianças, mesmo após mais de 70 anos.

Mais: Cinema no Mundo

 

Mulheres Bonitas

 

Marlon Brando

 

Marlon Brando (1924-2004) em O Selvagem (The Wild One, 1953). Carismático e único. Para muitos, o maior ator do século 20. Depois de sua inigualável atuação em O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972), desinteressou-se pelo Cinema e passou a trabalhar apenas para pagar as contas. Fez ainda três célebres atuações, em o Último Tango em Paris (1972), Superman (1978) e Apocalypse Now (1979), mas sua alma artística não estava mais lá.

 

Cinema Novo

 

O celebrado cineasta alagoano Cacá Diegues.

Carlos Diegues nasceu em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940. Estudou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fez seus  primeiros longas-metragens nos anos '60. Hoje, com uma vasta filmografia, tornou-se uma das principais referências do cinema nacional.

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Cineasta

 

Cultura e Arte

 

Cinema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filmes

 

 

Atores e Filmes

 

 

 

 

Divulgação