Educação

 

A educação é um dever da família e do Estado. Inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

São princípios básicos:

Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.

Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Valorização do profissional da educação escolar.

Garantia de padrão de qualidade.

Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.

(da Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

 

 

Universidades

 

 

Painel de arte moderna na Escola Parque (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), em Salvador. A Escola Parque, um patrimônio cultural da Bahia, foi uma concepção do educador baiano Anísio Teixeira (foto abaixo), nos anos 1940, e representou a primeira experiência de educação integral no Brasil.

 

 

Pesquisa Escolar

 

 

Educação Itegral

 

O pernambucano Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e doutor honoris causa por algumas universidades, incluindo Harvard, Cambridge e Oxford. É considerado, por muitos, um dos mais importantes pedagogos do mundo, na história recente. Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, onde estudou Direito e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Entre suas mais importantes contribuições está seu método para a educação de adultos.

 

O educador português José Pacheco, coordenador da Escola da Porte de Portugal, onde não há séries, turmas, manuais, testes ou aulas. Os alunos agrupam-se de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Pacheco acredita que o sistema tradicional de aulas está obsoleto. Atualmente colabora com projetos educacionais no Brasil.

 

 

Cultura e Arte

 

 

Educador brasiliero

 

O educador baiano Anísio Teixeira (1900-1971), referência em educação no Brasil e defensor da escola pública universal. Foi homenageado com seu nome para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) / MEC.

 

Escola

 

Educação

 

Educação

 

Xadrez

 

Bibliotecas

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura.

 

Terreiro de Jesus (em 1862), em Salvador, sítio histórico da educação do Brasil, onde os jesuítas construíram sua maior igreja na América Lusitana (atual Catedral Basílica), onde fundaram a primeira universidade do Brasil (os Estudos Gerais da Bahia) e onde foi fundada a primeira Faculdade de Medicina, o primeiro curso superior para profissionais liberais no País.

A primeira escola do Brasil foi fundada por Manuel da Nóbrega, em 1549, na Bahia.

Mais: Universidades no Brasil

 

Educador

 

Salvador, berço da educação formal no Brasil

 

Cultura

 

Mapas

 

 

Trabalhos Escolares

 

 

 

 

Alberto Coutinho