Universidades no Mundo

Estudantes passam pelo Sather Gate no campus da tradicional  Universidade de Berkeley.

Mais: Universidades da California

 

Na Antiguidade, existiram academias na Europa, na Ásia e na África, que podem ser entendidas como antigas universidades. Na antiga Grécia, os conhecimentos acadêmicos eram transmitidos em instituições, como a Academia de Atenas e o Liceu de Aristóteles. No Egito tinha a Alexandria. Também existiram antigas academias na Índia, China e Pérsia.

Por volta do século 5, a Europa mergulhou na iluminação cristã e na escuridão da Lógica. Felizmente os árabes continuaram algum desenvolvimento, principalmente em Matemática.

As raízes das atuais universidades europeias remontam ao século 9 da Era Cristã. Eram, inicialmente, corporações de professores, com supervisão da Igreja. As primeiras faculdades foram de Teologia, Direito, Medicina e Artes. Mas, somente a partir do século 11, surgiram na Europa instituições que podem ser classificadas como universidade, no sentido de abranger mais de uma área acadêmica. A primeira foi em Bolonha, no final do século 11, e a segunda, em Paris, entre 1150 e 1170.

A primeira universidade americana foi a de Santo Domingo, fundada em 1538, na República Dominicana. A primeira universidade brasileira foram os Estudos Gerais da Bahia.

Nos séculos 16 e 17, com o Renascimento Científico e a Reforma Protestante, algumas universidades adotaram independência com relação à Igreja.

 

 

Alunos na Universidade de Coimbra, entre as mais tradicionais do mundo, fundada no século 13.

Mais: Universidades de Portugal

 

 

 

Universidades (início)

 

 

Universidades

 

Universidades na Europa

Universidades na África

University Directory

Intercâmbios

 

Jornalismo

 

Coimbra Universidade

 

Cultura

 

 

Universidade Berkeley

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cursos no Exterior, ensino em países estrangeiros.

 

 

Cultura e Arte

 

Universidades no Mundo

 

 

© UC | Sérgio Brito

 

S. McConnell