O que é Esporte?

É um daqueles termos dos quais todos temos um bom conceito, mas ninguém tem uma boa definição. A razão é o seu uso abrangente, em várias áreas do conhecimento e do cotidiano. O Aurélio indica cinco entradas para o verbete. Sempre que há muitas definições para algo, seu significado fica nebuloso.

Melhor é adotar a mesma abordagem de Louis Armstrong para o significado de jazz: se você precisa perguntar, nunca saberá. No final, o que importa é que todos gostamos de Esporte.

 

Esporte

 

 

 

O Surf

O surf originou-se entre os antigos povos de ilhas do Pacífico. Exploradores europeus em visita ao Hawaii e Polinésia, ficavam impressionados com a habilidade dos surfistas nativos.

O primeiro campeonato internacional de surf aconteceu em Makaha, Hawaii, em 1953. O circuito profissional feminino teve inicio em 1977 e popularizou-se nos anos 1990.

O Brasil, com sua imensa costa, é banhado por águas que sofrem influência de duas grandes correntes marinhas. O Sul e boa parte do Sudeste é banhado por uma grande corrente que vem da Antártica. No Sul é necessário usar proteção de neoprene para se proteger das águas geladas.

Os paraísos dos surfistas estão no Nordeste, onde a costa é banhada  pela grande corrente do Golfo da Guiné, na África, tornando as águas mornas.

 

Surfe

 

Cultura

 

Espírito Esportivo

O desenvolvimento de uma nação passa pelo esporte. A Grécia antiga já abrigava as Olimpíadas.

O esporte promove a integração social e fortalece os melhores traços do caráter. Aprende-se a competir com respeito aos demais, um espírito que deve ser levado para a vida profissional, qualquer que seja.

 

Voleibol, esporte em que o Brasil se tornou uma das maiores potências do Planeta.

O voleibol (do inglês volleyball), ou simplesmente vôlei, foi inventado em Massachusetts, em 1895. Chegou à Europa durante a 1ª Guerra Mundial, através das tropas estadunidenses. Em 1964, tornou-se um esporte olímpico. No Brasil, o primeiro torneio de voleibol aconteceu em 1951, no Rio de Janeiro.

O vôlei de praia, jogado com apenas dois jogadores de cada lado, apareceu na California por volta de 1930.

 

A grande Maria Esther Bueno (1939-2018). A maior tenista brasileira e melhor do mundo em sua época exibe seu troféu de campeã de Wimbledon.

A tenista paulistana venceu três vezes Wimbledon, em simples (1959, 1960 e 1964), e cinco vezes, em duplas. No US Open, foi tetracampeã, em simples e em duplas. Foram fantásticos 589 títulos ao longo de sua carreira, atingindo seu auge no final dos anos 50 e anos 60. Em 1978, ela foi eleita para a International Tennis Hall of Fame.

 

Golfe Bahia

 

Voleibol

 

Prática de golfe no Terravista Golf Course, na Costa do Descobrimento, litoral sul da Bahia. Vários resorts baianos oferecem campos bem cuidados para a prática do esporte, incluindo Costa do Sauípe, Praia do Forte, Comandatuba e outros.

O golfe é um esporte bastante antigo, praticado ao ar livre e que consiste em golpear um pequena bola com um taco, fazendo-a entrar em sucessivos buracos, com um mínimo de tacadas.

 

 

As Copas do Mundo

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguay, em 1930 e vencida pelo time da casa. Participaram as equipes de 13 nações convidadas. A competição foi criada por Jules Rimet, em 1928, então presidente da FIFA. O Brasil, pentacampeão, é o único país a participar de todas as Copas.

Ano

Sede

Campeão

Vice

Placar

2018

Rússia

França

Croácia

4 x 2

2014

Brasil

Alemanha

Argentina

1 x 0

2010

África do Sul

Espanha

Holanda

1 x 0

2006

Alemanha

Itália

França

1 x 1 (5x3 pen)

2002

Coréia do Sul e Japão

Brasil

Alemanha

2 x 0

1998

França

França

Brasil

3 x 0

1994

Estados Unidos

Brasil

Itália

0 x 0 (3x2 pen)

1990

Itália

Alemanha Oc.

Argentina

1 x 0

1986

México

Argentina

Alemanha Oc.

3 x 2

1982

Espanha

Itália

Alemanha Oc.

3 x 1

1978

Argentina

Argentina

Holanda

3 x 1

1974

Alemanha Ocidental

Alemanha Oc.

Holanda

2 x 1

1970

México

Brasil

Itália

4 x 1

1966

Inglaterra

Inglaterra

Alemanha Oc.

4 x 2

1962

Chile

Brasil

Tchecoslováquia

3 x 1

1958

Suécia

Brasil

Suécia

5 x 2

1954

Suíça

Alemanha Oc.

Hungria

3 x 2

1950

Brasil

Uruguay

Brasil

2 x 1

1938

França

Itália

Hungria

4 x 2

1934

Itália

Itália

Tchecoslováquia

2 x 1

1930

Uruguay

Uruguay

Argentina

4 x 2

 

Maria Esther Bueno

 

Pugilismo

 

Vencer ou Vencer

Por favor, não repita isso.

Descartar a possibilidade de derrota é um desrespeito ao adversário e isso frequentemente é um tiro pela culatra. Além disso, não se conhece grandes atletas que não sofreram grandes derrotas. Saber lidar com a derrota é fundamental para um atleta. A derrota não deve ser entendida como tabu, mas como trampolim para futuras vitórias, daqueles que trabalham duro e não desistem de seus sonhos.

Sabe-se bem que o pugilista Rocky Marciano jamais perdeu uma luta profissional e aposentou-se sendo campeão mundial. Sabe-se menos que Rocky era modesto e não subestimava seus adversários. Sabe-se menos ainda que Rocky perdeu várias lutas como amador. Odiar as derrotas o fez buscar a excelência.

Por Jonildo Bacelar

 

Animais

 

Xadrez

 

Maculele

 

Cricket

 

Capoeira

 

Artes Marciais

 

O baiano Robson Conceição esquiva-se de um golpe do francês Sofiane Oumiha, na disputa pela medalha de ouro na Rio 2016. Robson venceu (foto Roberto Castro). Foi a maior conquista brasileira no boxe, em olimpíadas.

 

Atleta Olimpico

 

A romena Nadia Comăneci, uma lenda do esporte. Primeira ginasta a conseguir um 10 perfeito em olimpíadas, repetindo-o sete vezes. Foram cinco medalhas de ouro olímpicas: três em Montreal - 1976 (geral individual, barras assimétricas e trave) e duas em Moscou - 1980 (trave e solo).

O termo ginástica tem origem grega: gumnastike, significando "exercitar-se nu". Por muito tempo, nos jogos olímpicos da Antiguidade, os atletas praticavam os exercícios despidos.

Hoje, o termo pode ser entendido como uma arte de domínio de movimentos do corpo e é usado popularmente como sinônimo de qualquer esforço físico. Antes da reforma do português dos anos 1940, escrevia-se gymnástica.

A Confederação Brasileira de Ginástica classifica seis modalidades: acrobática, aeróbica, artística, rítmica, de trampolim e ginástica para todos.

 

Historia Olimpiadas

 

Montanhismo

Esporte que consiste em escalar ou excursionar em montanhas. Pode ser perigoso para os não treinados.

Alpinismo

O mesmo que montanhismo. O termo, entretanto, é mais usado para a escalada de altas montanhas e tem origem nas conquistas dos Alpes europeus.

Rapel

Atividade de descida de uma vertente ou paredão vertical com o uso de corda dupla. O termo tem origem francesa (rappel).

 

Alpinismo

 

Ginastica

 

Mais: Saúde

 

Bruce Lee

 

Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) no salto triplo dos Jogos Olímpicos de Helsinki, 1952. Foi o segundo brasileiro a ganhar o ouro olímpico e o primeiro a ganhar duas vezes, repetindo o feito em Melbourne, 1956. Estabeleceu cinco vezes o recorde mundial do salto triplo. Ele nasceu em São Paulo, em 29 de setembro de 1927.

Atletismo é o esporte base. Sua prática corresponde aos movimentos naturais do corpo: correr, saltar, lançar. O esporte tem provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética (Fonte: CBAT).

 

Surf nas grandes ondas do Hawaii, um esporte que nasceu nas ondas do Oceano Pacífico.

 

Esportes

 

Cricket, o esporte britânico que já foi popular no Brasil na segunda metade do século 19. Em 1872, já existiam clubes de cricket em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. A Bahia tinha três clubes: Bahia Cricket Club (o mais antigo e incorporado pela Associação Atlética da Bahia), o Club de Cricket Victoria (atual Esporte Clube Vitória) e o Clube Internacional de Cricket (extinto).

Mais sobre o Cricket no Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Imagens Copa

 

 

 

 

 

 

 

Ministério do Esporte

 

 

 

 

 

Jota Freitas