Religião Cultos

Religião é a crença na existências de forças sobrenaturais, consideradas como criadoras do Universo, e que como tal devem ser adoradas e obedecidas (Aurélio). É normalmente manifestada por meio de doutrinas e rituais. Uma das mais antigas e distintas características da humanidade.

 

Oriental

 

 

Baiana reza na festa de Santa Bárbara, no dia 4 de dezembro, em Salvador. A santa católica transforma-se na orixá Iansã, pelo sincretismo religioso afro-brasileiro.

 

Budismo

Confucionismo

Cristianismo

Hinduísmo

Irmandades Negras

Islamismo

Jesuítas

Judaísmo

Taoismo

 

Cultura

 

Angkor Wat Camboja

 

O Santuário do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Um dos mais importantes centros de peregrinação do Brasil.

 

Budismo

 

Oxala

 

Espiritismo e o Espiritualismo

O Espiritismo e o Espiritualismo são doutrinas filosóficas e religiosas que se baseiam na crença de que almas podem interagir com os vivos, através de um médium.

A crença em espíritos é provavelmente tão antiga quanto a religião. Suas referências podem ser encontradas, por exemplo, no Hinduísmo, na antiga filosofia grega e na Bíblia (livros de Samuel e Mateus).

O moderno Espiritualismo ocidental ganhou impulso nos Estados Unidos, a partir de 1948, quando uma família de fazendeiros de Hydesville, N.Y. relatou estranhos fenômenos que ocorriam durante a noite. Kate Fox, a filha do proprietário disse que se tratava do espírito de um homem que havia sido assassinado na casa e com o qual ela estabeleceu um processo de comunicação. A prática espalhou-se por outras regiões, chegando até parte da Europa.

O Espiritismo foi fundado pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869) que estruturou suas crenças inicialmente em "O Livro dos Espíritos", publicado em 1857, em Paris, sob o pseudônimo de Allan Kardec. Outras obras se seguiram. Rivail era um acadêmico, com várias trabalhos publicadas anteriormente, e tentou dar ao Espiritismo um caráter científico (sem sucesso). Sua obra tem raízes no Espiritualismo, incorporou o conceito de encarnação e mostrou sua relação com o Cristianismo. Seus ensinamentos transformaram-se em religião com grande número de seguidores na França e no Brasil, frequentemente chamada de Kardesismo.

Também são consideradas religiões espiritualistas: Candomblé, Umbanda e algumas religiões orientais.

 

Primeira Igreja Brasil

 

Mesquitas

 

Yogi

 

Templos China

 

Um religioso hindu, no templo de Brihadeshwara, em Tamil Nadu, Índia. O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas e com maior número de seguidores no mundo.

 

Bali turismo

 

Representação de Oxalá, o pai de todos os orixás. As divindades de origem africana são cultuadas no Brasil através de religiões espiritualistas como o Candomblé (popular na Bahia) e a Umbanda (popular no Rio de Janeiro), num processo de sincretismo religioso.

 

Igreja Dinamarca

 

Sede da Ordem Rosa Cruz em Curitiba. Um centro cultural com grande biblioteca sobre assuntos místicos, espirituais e filosóficos.

 

Missões

 

Monte Sinai

 

Xamas

O Xamanismo tem natureza mágico-religiosa, atribuída a um feiticeiro: o xamã (aquele que sabe), também reconhecido como um líder espiritual de sua comunidade. Imputa-se ao xamã aptidões sobrenaturais, como a cura de doentes e o poder de comunicar-se com outros mundos. Seu repertório e rituais, entretanto, varia conforme a região.

XamanismoO Xamanismo tradicional é característica de povos do norte asiático e extremo norte da América, principalmente em regiões da Sibéria, Mongólia, Coreias, China, Alaska e Canadá.

 

 

Java Indonesia

 

Itsukushima

 

Domo da Rocha, em Jerusalém. Segundo a tradição islâmica, este teria sido o local de onde Maomé ascendeu aos céus. Jerusalém é uma cidade sagrada para as três religiões monoteístas com raízes nas crenças do patriarca Abraão: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo.

 

Cristianismo

 

Jesuitas

 

Templo Bahá'í em Wilmette, Illinois. A Fé Bahá'í é uma religião fundada no Irã, por Bahá'u'lláh (1817-1892), na metade do século 19. Hoje possui adeptos em todo o mundo (foto Francisco Gonzalez © Baha’i International Community).

 

Irmã Dulce

 

 

Sacerdote

 

Natal

 

Grafologiaé o estudo da forma das letras e traços da escrita manuscrita de uma pessoa, especialmente com o objetivo de analisar sua personalidade e características emocionais.

 

Sacerdote hindu (sadhu), em Kathmandu, Nepal. O país, localizado em pleno Himalaia, é altamente religioso. Mais de 80% da população é adepta do Hinduísmo.

 

O Que é Místico

O termo tem sua origem relacionada a mistérios e a cerimônias religiosas secretas. Vem do grego (mystikós).

Hoje, o conceito tem maior relação com o que é misterioso e espiritualmente alegórico ou figurado, com a vida espiritual (Aurélio). Tem grande interseção com várias doutrinas e cultos religiosos.

O Que é Esotérico

O termo tem origem grega (esoterikós) e, na Grécia antiga, referia-se ao ensino que algumas escolas davam a alunos qualificados para receberem conhecimentos profundos sobre determinados temas.

Atualmente, o termo aplica-se frequentemente a certas doutrinas ou práticas de ordem sobrenatural ou paranormal, tais como, astrologia, magia, quiromancia, telepatia, grafologia e numerologia.

 

Rosacruz

 

Templo Bahai

 

Primeira Missa Brasil

 

NumerologiaNumerologia é o estudo do significado dos números e sua influência na personalidade e destino das pessoas. Baseia-se na ideia pitagórica de que tudo pode ser expresso em termos numéricos.

A numerologia moderna atribui, por exemplo, números aos nomes e datas de nascimento das pessoas em busca desvendar suas personalidades e prever seus destinos.

 

Budas Tailândia

 

Budas de Wat Khuha Phimuk (século 8) instalados em uma grande caverna na província de Yala, Tailândia. Cerca 95% dos tailandeses são budistas.

 

Religião

 

O Alquimista em Busca da Pedra Filosofal, pintura de J. Wright of Derby (1771). Antes dos cientistas, eram os alquimistas da Idade Média que buscavam as soluções para os mistérios do universo e para os males da humanidade. Os métodos científicos desenvolveram-se lentamente e só se tornaram consistentes após Galileu, Descartes e Newton.

 

Catolicos

A Igreja Católica Romana é a maior organização cristã. A herdeira religiosa do antigo Império Romano e um dos pilares da integração europeia da Idade Média, quando os reis eram coroados através do Papa. Hoje, a Igreja Católica Romana é comandada pelo Papa que também é o chefe de estado do Vaticano, um país independente, envolvido pela Cidade de Roma.

Veja também: a Bem-aventurada Lindalva Justo de Oliveira, brasileira beatificada em 2007

 

Tibet

 

Astrologia e as Constelações do Zodíaco

Astrologia é o estudo da influência dos astros sobre o destino e o comportamento humano, normalmente sem o uso de métodos científicos. Horóscopo é o diagrama das posições relativas dos astros, num determinado momento, usado para fins da astrologia.

O zodíaco é uma faixa no firmamento de 9° de largura, estendendo-se em ambos os lados da eclíptica (o plano da órbita terrestre em torno do Sol, que coincide com a aparente trajetória anual do Sol, como vista da Terra). A órbita da Lua e dos planetas também estão no zodíaco.Sagitario

Os antigos gregos deram o nome de círculo do zodíaco (zōdiakos kyklos) a esta região do firmamento, porque a maioria das constelações envolvidas representam animais (zōdia). O zodíaco é dividido em 12 partes de 30°, cada uma representando um signo com o nome de uma das constelações.

Atualmente, entretanto, os signos não correspondem mais à constelação astronômica na qual o Sol realmente aparece, mas os astrólogos ainda usam as antigas referências. Por exemplo, se você nasceu em 1° de janeiro, os astrólogos dizem que você é de capricórnio, entretanto, o Sol estava realmente em sagitário.

Essa alteração ocorre porque o eixo de rotação da Terra modifica-se muito lentamente, ao longo dos séculos, devido ao fenômeno chamado de precessão do equinócios*. Trata-se de um movimento cíclico da Terra, em que os equinócios deslocam-se ao longo da eclíptica, na direção oeste. Seu período é de cerca de 25.800 anos. Assim, aproximadamente a cada dois mil anos, seu signo cai numa casa anterior.

O período tradicionalmente atribuído a cada signo não corresponde, em geral, ao real. Além disso, existe ainda a constelação do Serpentário, que injustamente ficou fora do Zodíaco normalmente adotado.

* Equinócio é o ponto da órbita da Terra em que se registra igual duração do dia e da noite.

 

Padre Cicero

 

Pieta

 

Um religioso yogi do Himalaia.

 

Vaticano

 

Alquimista

 

História

 

Jota Freitas

 

Catedral Se Brasil

 

Catedral Se

 

O símbolo yin-yang da filosofia oriental representa os princípios ou forças, em oposição e complementares, que regem todos os aspectos da vida.

 

Jerusalem

 

Representação de Vishnu, uma das principais divindades do Hinduísmo, localizada no antigo templo de Angkor Wat, Camboja.

 

Yin Yang

 

Igreja Bonfim

 

 

Tikse, monastério budista, em Ladakh, Índia, região do Himalaia conhecida como o "Pequeno Tibet". Depois que os muçulmanos invadiram a Índia e destruíram a maioria dos templos budistas, no século 12, o budismo ficou bastante reduzido na Índia.

 

Budismo

 

 

 

 

 

Marc Auth

 

 

 

R. Mendes

 

 

 

 

Cultos

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Divulgação

 

 

 

 

Misticismo