Teatro no Brasil

O teatro no Brasil começou com os jesuítas, no século 16, que usavam a dramaturgia para catequizar os índios. No século 17, o baiano Manoel Botelho de Oliveyra tornou-se o primeiro brasileiro a publicar textos de teatro. O século 18 conheceu os primeiros prédios construídos especialmente para representações teatrais, incluindo teatros de bonecos e pequenas casas de ópera.

No século 19, o teatro floresceu bastante no Brasil, muito pela chegada da Família Real. Em 1812, foi inaugurada a primeira grande casa de ópera no País: Theatro São João da Bahia.

 

 

 

Teatro

 

Acima, o Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Construção do final do século 19, com notável fachada interna em estrutura metálica e estilo coríntio. Leva o nome do escritor cearense José de Alencar (1829-1877).

 

Teatro Fortaleza

 

O baiano Manoel Botelho de Oliveyra (1636-1711), o primeiro autor brasileiro a ter um livro publicado (a peça Hay Amigo para amigo, Coimbra, 1663).

A primeira obra conhecida de um brasileiro é a História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, outro baiano, mas esta não foi publicada em sua época.

Manoel Botelho de Oliveyra nasceu em Salvador, em 1636, era fidalgo da Casa Real, estudou no Colégio dos Jesuítas da Bahia, formou-se em jurisprudência pela Universidade de Coimbra e foi contemporâneo de Gregório de Mattos. Foi advogado, capitão mor de ordenanças (1694), vereador, escritor, teatrólogo e poeta barroco.

Entre suas obras mais conhecidas estão os poemas em Música do Parnaso (1705, Lisboa), a comédia Hay Amigo para amigo (1663), Amor enganos e zelos, a canção Sobre os males originados pelo ouro e a ode Ilha de Maré.

Sua obra descreve muito das coisas do Brasil, principalmente da Bahia.

 

 

Música

 

Arthur Azevedo

 

O pernambucano Nelson Rodrigues (1912-1980) é um dos mais importantes nomes na história da dramaturgia nacional. Explorou os conflitos psicológicos da vida cotidiana com maestria e revolucionou a linguagem teatral.

 

Dança

 

Dançarinos no Teatro Castro Alves.

 

Teatro Brasil

 

Teatros Curitiba

 

Teatro Sao Joao

 

Teatro Amazonas

 

O maranhense Arthur Azevedo (1855-1908), homenageado na capa do primeiro número de Comedia - Jornal de Theatro, publicado em 1916, pelo Jornal do Brasil. O editor justificou:

«Comedia», começando hoje a sua vida de jornal de theatros, para bem justificar o seu nome, honra a sua primeira pagina com o retrato do primeiro comediographo do Brazil. É uma homenagem que «Comedia» não podia deixar de prestar,...

Arthur Azevedo foi um dos mais célebres teatrólogos brasileiros. Nasceu em São Luís e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

 

Teatro no Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Shows e Espetáculos. Braziliya, Brasiilia, Pindorama, Yn Vrasseel, Brasiilien. Brazylje, Bresil, Brazilska.

 

Dancarinos

Os atores Geraldo Aragão e Ângela Fialho na peça Gregório de Mattos de Guerras, uma reconstituição da Bahia barroca, imersa na luxúria e fiscalizada pelo Santo Ofício.

Mais: agenda cultural em Salvador

 

Nelson Rodrigues

 

O suntuoso Teatro Amazonas. Inaugurado em 1896, tornou-se um dos cartões postais de Manaus.

 

Teatro

 

 

Cultura

 

Cultura e Arte

 

 

 

 

 

C Knepper

 

 

 

Isabel Gouvêa

 

 

 

 

Divulgação