Artes

TOP 10 CANETAS PARA DESENHO Profissional 2022

Qualquer artista precisa da ferramenta ideal para executar o seu trabalho. E no caso dos ilustrados, cartunistas ou desenhadores, são as canetas o seu instrumento de trabalho. Ao contrário das canetas usuais que utilizamos no dia a dia, as de desenho são mais precisas, que permitem executar um trabalho mais criativo, flexível e adaptável. Longe vão os tempos que as canetas técnicas eram as ferramentas de trabalho apenas de arquitetos ou engenheiros. Hoje em dia, com o desenvolvimento da tecnologia, existem no mercado canetas de desenho bem diferentes, que se adaptam a vários objectivos, respondendo às reais necessidades dos ilustradores. Fomos então pesquisar o mercado e analisámos várias marcas e modelos disponíveis atualmente, para escolher aquelas que são as 1 melhores canetas para desenho para o ano de 2022.
  1. NANKIN PIGMA MICRON

NANKIN-PIGMA-MICRON As Nankin Pigma Micron são uma daquelas marcas que melhor conjugam preço e benefício, com uma relação quase imbatível quando comparadas com outros modelos disponíveis no mercado. E, o melhor de tudo, é que o seu preço é relativamente acessível, principalmente se tivermos em consideração que a marca disponibiliza vários tamanhos e cores. Além disso, tem uma tinta forte e que fica bem marcada, o que é ótima para quem gosta de desenhar a preto e branco, por exemplo. Tem ainda outra característica muito boa que é o facto de nunca borrar ou pingar, o que significa que é uma ótima caneta para desenhos mais precisos ou técnicos. Ou seja, uma caneta fina da Nankin Pigma Micron é ideal para desenhar cabelos, por exemplo. Além disso, são ótimas canetas de viagem, uma vez que, se as perder, o prejuízo não é muito grande e, quando termina a tinta, são completamente descartáveis.
  1. TRIDENT DESEGRAPH DRAWING PEN

TRIDENT-DESEGRAPH-DRAWING-PEN Podemos afirmar que a Trident Desegraph Drawing Pen é a grande rival da Nankin Pigma Micron, a entrada anterior desta lista, especialmente na sua relação competitiva entre preço e benefício. Além disso, o bico desta marca é bem mais forte e sólido, o que lhe dá uma ligeira vantagem, especialmente para desenho técnico, uma vez que faz com que seja um modelo mais indicado para utilizar com réguas ou esquadros. Além disso, a marca disponibiliza uma vasta gama de diferentes espessuras, se bem que a de 0,07 milímetros é a mais popular. E, na verdade, a melhor para o desenho em geral. No entanto, não é uma caneta indicada para quem gosta de desenhar com mais força. E, o melhor de tudo, é que é um modelo extremamente acessível economicamente falando.
  1. STAEDTLER PIGMENT LINER

 STAEDTLER-PIGMENT-LINER Esta linha de canetas de desenho da Staedtler é o conjunto ideal para cartunistas ou ilustradores que procurem opções em várias cores. A Staedtler é uma marca bem conhecida, cuja reputação a precede, uma vez que está no mercado há vários anos, tendo estabelecido muito bem a sua posição. E, na verdade, é uma reputação extremamente justa e justificada. Afinal de contas, são canetas de boa qualidade, que riscam muito bem, com uma tina forte que não se desvanece no papel. São assim óptimas para desenhar contornos, mas também para riscar ou preencher, aparecendo disponíveis em várias cores, incluindo sépia, uma cor ótima para primeiras ilustrações antes de aplicar a arte-final. Ou seja, são canetas de estudo, que podem ir para todo o lado, já que a sua durabilidade é enorme.
  1. FABER-CASTELL BICOLOR HYDROGRAPGIC PEN

FABER-CASTELL BICOLOR HYDROGRAPGIC PEN Já que estamos a entrar no domínio das canetas de desenho de cores, é uma ótima altura para falarmos das Faber-Castell Bicolor Hydrograpgic Pens. Tal como a Staedtler, a Faber-Castell é também uma marca de canetas cuja reputação a precede, que domina o mercado da especialidade há bastantes anos. Podíamos aqui falar de como são ótimas canetas de desenho para pintar ou riscar em várias cores, mas não é isso que destaca este modelo. Tal como o nome indica, as Bicolor Hydrographic Pen da Fabel-Castell são canetas com duas cores, uma em cada ponta, que as tornam ainda mais versáteis, flexíveis e adaptáveis. E tudo isso sem perder qualquer qualidade. É certo que duram um pouco menos tempo que os modelos normais de uma só cor, mas isso é algo que estamos dispostos a prescindir para ganhar mais independência e portabilidade. Um ótimo conjunto para ilustradores viajantes, por exemplo, e a um preço acessível, tendo em conta essas características.
  1. TOMBOW DUAL BRUSH PENS

TOMBOW DUAL BRUSH PENS A maioria das canetas de desenho têm o bico fixo, que não pode ser substituído, o que é o oposto das Tombow Dual Brush Pens. Como o nome indica, cada caneta tem dois bicos, um fino e um tipo pincel, um em cada ponta da caneta. Isto permite criar uma variedade enorme de linhas de diferentes espessuras com o mesmo modelo, além de que estamos a falar de um conjunto de várias cores. Ou seja, é um conjunto ideal para ilustradores ou cartunistas, por exemplo, uma vez que são extremamente versáteis, permitindo desenhar contornos na perfeição, fazer sombras e até preenchimentos de dimensões consideráveis. Além disso, a sua tinta é não-tóxica, o que significa que é ainda uma marca apropriada para crianças, que as podem levar à boca sem qualquer risco para a sua saúde.

ROTRING RAPIDOSKETCH

ENTATIAL HIGHLIGHTER PEN

  As Entatial Highlighter Pen são canetas de desenho para quem procura um modelo que seja altamente flexível e adaptável. Vêm em diferentes cores, uma ambularem de 24, e são canetas de desenho de ótima qualidade, ideais para todos os suportes e até para combinar com outros materiais, como grafite por exemplo. São muito usadas por desenhadores para primeiros esboços, mas também para alguma arte final, o que demonstra bem a sua versatilidade. Podem não ser as canetas de desenho de maior qualidade que vai encontrar no mercado, mas serão certamente o melhor aliado para vários campos de batalha, se o podemos chamar assim. E o melhor de tudo é o seu preço, que é extremamente acessível para qualquer bolsa.
  1. ROTRING RAPIDOSKETCH

ROTRING RAPIDOSKETCH Quando falamos de canetas de desenho técnicas é como se estivéssemos a falar automaticamente da Rotring Radiograph. Este é um modelo icónico, utilizado por todos os arquitetos e engenheiros, especialmente antes do aparecimento dos computadores e dos programas de desenho tipo AutoCad. No entanto, para os ilustradores e cartunistas, a Rotring tem também no mercado uma opção muito válida: as Rapidosketch. Tal como as suas canetas técnicas, têm uma qualidade acima da média, com alta precisão e um bico extremamente fino, que permite aliar desenho técnico com riscos mais livres. São igualmente recarregáveis, o que significa que são canetas para a vida.
  1. PENTEL POCKET BRUSH

PENTEL POCKET BRUSH Desenhadores profissionais e também amadores gostam de andar sempre com uma caneta de desenho no bolso. Por isso, esta deve ser duradoura, versátil e de média qualidade. Neste segmento, um dos melhores modelos é, sem dúvida, a Pentel Pocket Brush, uma caneta-pincel portátil, ótima para viajar e para desenhos rápidos no exterior. Tem um toque simples, suave e firme, permitindo riscos com diferentes espessuras. Além disso, a tinta é duradoura, resistente à água e com uma ótima adaptabilidade para diferentes papéis e suportes. É ainda muito boa para andar na mala ou no bolso, porque a tampa fecha com eficiência, tornando-a segura em sujar os bolsos.
  1. FABER-CASTELL PITT A&G

FABER-CASTELL PITT A&G A segunda entrada desta lista da Faber-Castell é o modelo ideal para quem procura investir uma única vez num conjunto de canetas de desenho que lhes permitam uma ampla gama de riscos, espessuras e firmezas. O conjunto de 8 canetas Pitt A&G tem tudo aquilo que a marca já nos habituou: qualidade, durabilidade e versatilidade. Além disso, uma ótima relação entre custo e benefício torna-o no pacote mais indicado de momento no mercado. De uma só vez tem acesso a um conjunto de canetas de desenho de alta qualidade, ideal para ilustradores profissionais ou amadores, crianças e adultos.
  1. POSCA PC-3M

POSCA PC-3M Finalmente, não poderíamos terminar esta lista sem falar da Pesca PC-3M, uma caneta de desenho multiuso, ideal para várias aplicações. Disponível em várias espessura, desde as mais finas até às mais grossas, a Posca recorre à tecnologia uni-ball para garantir uma qualidade e uma durabilidade acima da média a baixo custo. Tudo isso compactado numa só caneta, extremamente acessível para todos os bolsos. Para quem procura um marcador sem grande exigência, esta é a escolha imediata. Certamente não se irá arrepender e é o modelo perfeito para encerrar esta contagem das melhores canetas de desenho no mercado para o ano de 2022.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Pingback: Como são feitas as tintas das canetas esferográficas? - Cultura e Arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo