Artes

Como fazer detalhes brancos na aquarela? 8 técnicas para você conhecer e testar!

O estabilidade dos detalhes brancos na aquarela é um dos maiores desafios de quem é enamorado por esse estilo de pintura. Mas, se você está começando a se aventurar com as paletas, já deve ter percebido que usar a própria tinta branca da aquarela para isso é quase uma missão impossível.

Isso porque o branco da aquarela é extremamente translúcido, o que não ajuda a produzir os detalhes que desejamos na pintura. Ou por outra, o mais geral é encontrar tons que remetem mais ao gelo ou “creme” do que o branco mais puro.

Se o ideal é não usar a própria tinta aquarela para produzir esses detalhes brancos, quais seriam as outras opções? Fizemos uma seleção com os recursos que você pode utilizar na sua pintura!

Veja quais materiais usar para produzir detalhes brancos na aquarela

Antes de saber as técnicas que separamos para fazer os detalhes brancos na aquarela, temos uma dica importante: se você pretende utilizar a cor na pintura, planeje com antecedência!

Isso porque não há material melhor para isso do que o próprio branco do papel. E, no caso da aquarela, a tinta pode se espalhar de forma bastante rápida, preenchendo um espaço que poderia te ajudar na geração desses detalhes em branco.

Para evitar isso, você pode fazer esboços nos espaços que deseja deixar em branco. Priorize formas, não linhas. Feito isso, pinte em torno dessas formas brancas. Ao final do trabalho, analise os espaços em branco e experimente misturas com outros tons se descobrir que ficou “branco demais”.

Agora que já conhecemos o primeiro recurso (o branco do próprio papel), vamos a outros materiais que podem ser utilizados para produzir os detalhes brancos na aquarela:

Caneta Posca

A caneta posca tem uma subida capacidade de cobertura, o que favorece uma pigmentação duradoura no papel. Outra vantagem é que, depois de seca, a tinta não mancha e nem se dissolve quando há um segundo traço sobreposto.

Também é interessante a variedade de pontas disponíveis do mercado. Das mais grossas às mais finas, a caneta posca é uma óptimo opção para você produzir detalhes brancos na aquarela.

Caneta Gel

Outro tipo de caneta que pode ser utilizada na aquarela é a gel! Ela é ótima para produzir efeitos de clarão, reflexos, textura, linhas e outros detalhes que exigem um traço mais fino.

Tinta Guache

Também é provável produzir detalhes brancos na aquarela com a versátil tinta guache. Em seguida a pintura secar, você pode utilizar o pigmento branco da guache para produzir os detalhes que deseja.
Uma das principais vantagens desta técnica é a flexibilidade na espessura da risca, já que basta você escolher um pincel de negócio com a pintura.

Tinta Acrílica

Outra tinta que pode ser usada para produzir os detalhes em branco na aquarela é a acrílica. Fácil de espalhar, ela pode ser usada tanto pura quanto dissolvida.
Mas, lembre-se que ela seca muito rápido, portanto planeje muito os traços para ter uma finalização de qualidade.

Tinta para tecido

Ainda nas tintas, uma outra opção que também proporciona um resultado satisfatório para fazer detalhes brancos é a tinta para tecido.
Com boa cobertura e nível de opacidade, ela se destaca por ser menos “plástica” que a acrílica e pode ajudar a trazer vida para a sua pintura em aquarela de forma mais fácil.

Lápis de cor

Outro material que os aquarelistas gostam bastante para produzir detalhes brancos na aquarela é o lápis de cor.

É um recurso que oferece uma ótima cobertura sem destoar muito da própria linguagem do estilo de pintura, adicionando uma textura delicada.

Fita Adesiva

Uma técnica inusitada para produzir os detalhes brancos na aquarela é usar a fita adesiva para tapar as áreas que deseja deixar sem pintura.

Além de ser uma forma interessante para iniciantes se aventurarem nas primeiras telas, a técnica é a melhor escolha para fazer bordas nítidas e limpas.

Tecido ou toalha de papel

Se você deseja produzir bordas suaves em cenas mais nebulosas – com nuvens ou paisagens – uma dica é utilizar um pedaço de tecido ou toalha de papel para “extinguir” um pouco da tinta enquanto estiver molhada.

Além de um efeito mais realista e originário, essa técnica pode ser utilizada em diversos níveis de pintura. O único zelo é ter a certeza de trabalhar com um papel mais pesado.

DICA BÔNUS: O que fazer com a tinta branca da aquarela?

A tinta branca da aquarela não é a melhor opção para produzir os detalhes brancos na pintura mas, nem por isso, a paleta é dispensável. Isso porque ela é o melhor recurso se você precisa clarear ou produzir um tom pastel.

Onde encontrar materiais para produzir detalhes brancos na aquarela?

Se você está em procura de materiais para requintar suas pinturas em aquarela vai se enamorar pelas possibilidades da Grafitti Artes.

A Grafitti é uma loja especializada em materiais para ilustração, artesanato e pintura, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades.

Clique cá e conheça nosso portfólio de produtos.

Source: grafittiartes.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo