Cultura Polonesa
Os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná por volta de 1871. Estabeleceram-se em várias regiões do Estado como: Ivaí, Araucária, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Tomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati.
Em Curitiba, eram a maior colônia polonesa no Brasil. Fixaram-se em núcleos coloniais em áreas dos atuais bairros de: Pilarzinho, em 1871; Abranches, em 1873; Santa Cândida, em 1875; Lamenha, Santo Inácio, Órleãns, D.Pedro II, Dona Augusta, em 1876; Ferraria, antiga Rivière, em 1877; Murici, Zacarias, Inspetor Carvalho e Coronel Accioly, em 1878.
Os imigrantes poloneses dedicaram-se principalmente à agricultura. Difundiram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas. Contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná.
Muitas das tradições polonesas são apresentadas no Bosque João Paulo II, em Curitiba.
Apresentação de grupo folclórico na Festa de Nossa Senhora de Czestochowa no Bosque do Papa (foto J. Martins).
Portal Polonês na rua Mateus Leme, inaugurado em 1991. É uma homenagem aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Paraná (Foto Luiz Costa).
Cultura em Curitiba
Links: Cultura Polonesa
Consulado da Polônia em Curitiba
Língua e Cultura polonesa, UFPR
Missão Católica Polonesa no Brasil
Polônia ►
Vaticano ►
Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Tradição Polonesa em Curitiba - Imigração dos Poloneses - Bosque do Papa em Curitiba Paraná. Portal Polonês |
Pipa de azedar repolho, em exposição no Bosque do Papa.
Cultura Polonesa