A atriz cearense Florinda Bolkan. Nascida em Uruburetama, Ceará, em 1941, conquistou o cinema italiano nos anos ’60 e tornou-se uma das mais famosas atrizes brasileiras no exterior.

Carmem Miranda e os compositores baianos Dorival Caymmi (esquerda) e Assis Valente, dos quais Carmem gravou várias composições.

O poeta e filósofo sergipano Tobias Barreto (1839-1889). Tobias Barreto de Menezes nasceu na Vila de Campos do Rio Real, hoje município de Tobias Barreto, em Sergipe, em 7 de junho de 1839. Formou-se em Direito na tradicional Faculdade do Recife, em 1869, onde também foi professor. De 1871 a 1881, foi editor de um jornal em língua alemã (Deutscher Kämpfer). É o patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras. Sua doutrina relativista influenciou muitos pensadores da época.

A bela Sophia Loren, a mais famosa atriz italiana. Nascida em 1934 (Lazio, Itália), recebeu o Oscar de melhor atriz em 1961 pela sua atuação em “La Ciociara” (Duas Mulheres).
Milton Nascimento canta Menestrel das Alagoas, uma composição sua e de Fernando Brandt em homenagem ao senador alagoano Teotônio Vilela (1917-1983).
Eleição da Miss Bahia 1966, Florianael Portela de Ilhéus, na capa da Manchete. Naquele ano, o Miss Bahia foi prestigiado com a presença de 23 misses, já eleitas, de outros estados, que também desfilaram para promover o evento em Salvador.

Dois anos depois, a Bahia elegeu Martha Vasconcellos, que se tornou a Miss Universo 1968. Mas a miss brasileira mais famosa é outra baiana, Martha Rocha, segundo lugar no Miss Universo 1954.

Até os anos ’60, o concurso de Miss era um dos mais concorridos eventos no mundo. A miss eleita tornava-se uma celebridade instantaneamente em sua região.

Genealogia

Genealogia é o estudo das famílias, da busca de seus ancestrais. Existem instituições especializadas em “cavar” seus antepassados.

É sempre possível ter um antepassado famoso. Por exemplo, considerando-se uma geração de 25 anos, em 300 anos passados você teve mais de quatro mil ancestrais. Em 400 anos são mais de 65 mil. Cresce exponencialmente.

Algumas famílias de nobres incorporavam muitos nomes em seus filhos, facilitando a identificação de seus antepassados. Antes de se tornar imperador, o nome completo de D. Pedro I tinha 18 nomes.

O cearense Chico Anysio (1931-2012). Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, Ceará, em 12 de abril de 1931. Passou décadas alegrando os brasileiros com seus shows e personagens inesquecíveis. Foi também escritor, radialista e compositor.