História

História é um conjunto de conhecimentos

relativos ao passado da humanidade.

Vivemos um Ponto de Inflexão na História

No século 16, Portugal tornou-se a primeira superpotência global, com domínios em 4 continentes. A Espanha veio depois. A partir do século 18, os ingleses (antes os piratas dos mares) passaram a dominar grande parte do mundo fora da Europa. Outras nações tiveram domínios em extensas regiões. O século 20 começou e terminou com os Estados Unidos no topo.

Neste início de milênio, poucos duvidam que a China irá assumir a liderança num futuro próximo. O Brasil e outras nações emergentes contribuem para tornar o mundo mais igualitário. No século 21, um melhor entendimento entre as nações tende a impedir que um único país tenha a última palavra sobre assuntos que dizem respeito a todos. Conflitos, entretanto, são inerentes à condição humana.

Túmulo de Khasneh Fir’awn, em Petra (pedra, em grego), antiga cidade árabe que prosperou como centro comercial na época helenística, localizada na atual Jordânia. Petra chegou a ter cerca de 30 mil habitantes. Foi dominada pelos romanos em 106 dC, tornando-se parte da província romana da Arábia.

Napoleão Bonaparte (1769-1821) dominou o cenário político europeu na virada do século 18 para o 19. Estadista arguto e exímio estrategista militar. Em 1804, corou-se imperador da França. Após a derrota para os ingleses em Waterloo (1815) foi exilado na Ilha de Santa Helena, onde morreu (foto: Napoleão cruzando os Alpes, pintura de Louis David).

Mais: História da França

Revolução dos Cravos, em Portugal, em abril de 1974, restabeleceu a democracia no País. Em lugar de balas, cravos, da cor da bandeira portuguesa, tomaram as ruas e os canos das armas. Uma bela revolução pacífica que destituiu a ditadura instalada em 1926.