Música

Música é aquilo que você ouve e gosta. Também, o que seus filhos ouvem e gostam, embora você não.

Acima, Syd Barrett (1946-2006), um dos fundadores e primeiro líder da banda britânica Pink Floyd. Um ilustre desconhecido para a grande maioria, mas seu estilo de composição traçou o rumo para o sucesso do grupo. O uso excessivo de drogas provocou-lhe sérios problemas mentais e teve que deixar a banda em 1968. Roger Waters assumiu a liderança do grupo e compôs, junto com Gilmour, a bela canção Wish You Were Here, em sua homenagem.

A banda pernambucana de Chico Science e Nação Zumbi interpretam Maracatu Atômico, de Nelson Jacobina e Jorge Mautner.

Francisco de Assis França, o Chico Science, nasceu em Olinda, em dois de fevereiro de 1966 e tornou-se um dos mais revolucionários músicos brasileiros. A banda foi formada em 1991 e seu som contagiante foi batizado de manguebeat. Chico faleceu, em 1997, em um acidente de carro, aos 33 anos.

O maracatu é um ritmo pernambucano que surgiu por volta do século 18.

Uma lenda viva, o maior guitarrista brasileiro em todos os tempos, entre os maiores do mundo. O baiano Armandinho toca seu arranjo, em ritmo de frevo, para Czardas, do compositor italiano Vittorio Monti (1868-1922). Aqui Armandinho toca a guitarra baiana e é assistido por seu pai, Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico, junto com Dodô. Nos anos ’70 Armandinho fundou a banda A Cor do Som. Com o trio elétrico, a Bahia tornou-se o berço de grandes guitarristas, como Pepeu Gomes (considerado pela revista Guitar World um dos dez melhores do mundo), Moraes Moreira, Durval Lelys, Luiz Caldas, Orlando “Tapajós” e muitos outros.

A guitarra baiana, foi criada por Dodô e Osmar, por volta de 1942, chamada na época de pau elétrico. A guitarra elétrica, de corpo sólido, foi criada no final dos anos ’30. Mas a guitarra baiana é única. Desenvolvida, em corpo sólido, com base em um híbrido de cavaquinho e bandolim. Foi o principal instrumento solo dos trios elétricos até meados dos anos ’80.

À direita, Michael Jackson foi ao Pelourinho cantar em ritmo axé, acompanhado pelo Olodum.

A baiana Astrud Gilberto canta Água de Beber, no melhor estilo da Bossa Nova.