Artes

Quer pintar com tinta acrílica? Veja as vantagens e aprenda técnicas!


Se você está pensando em iniciar no mundo da pintura, já deve saber que a tinta acrílica é uma das mais recomendadas. Entre as vantagens de aprender a pintar com tinta acrílica, podemos referir seu preço conseguível, facilidade de adaptação entre iniciantes, secagem rápida e o vestuário dela poder ser diluída em chuva, além de ter um cheiro muito mais deleitável. Mas, antes de se aprofundar nas técnicas de pintura acrílica, vamos saber algumas particularidades sobre ela.

Qual é a origem da tinta acrílica?

Quando pensamos em técnicas de pintura tradicional, aquarela e óleo se destacam porquê estilos que existem há séculos e foram utilizadas para registrar momentos importantes da história mundial. Esse não é o caso do acrílico, uma tinta sintética solúvel em chuva que surgiu há pouquíssimo tempo – se compararmos às demais. Estima-se que os primeiros registros de pintura acrílica ocorreram nos anos 1930, quando um tipo de tinta sintética era usada para pintar carros e edifícios nos Estados Unidos. Alguns pintores logo começaram a utilizá-la para fins artísticos, mas a primeira marca – com a mistura da forma porquê conhecemos hoje, com a possibilidade de ser diluída em chuva – só foi criada décadas depois, pelo químico Henry Levinson. Sua versatilidade logo conquistou artistas porquê Andy Warhol e Wassily Kandisky, que usaram a técnica em suas obras de arte. Na Europa, a tinta acrílica só chegou na dez de 1960, quando Pierre Alechinsky descobriu o material em uma viagem aos EUA.

Quais as vantagens de pintar com tinta acrílica?

Porquê citamos no início do item, a pintura acrílica é uma das mais utilizadas entre os iniciantes justamente pela sua facilidade de emprego. Dissolvida em chuva, a tinta acrílica é fácil de espalhar, não exala um cheiro tão potente quanto outras técnicas e pode ser utilizada em uma ampla variedade de suportes. Mas, zero impede que seja utilizada pura. Com isso, se tornou a favorita dos artistas que buscam versatilidade no remate de suas obras – incluindo os que gostam de trabalhar com tinta óleo e aquarela. O único porém – que, dependendo do ponto de vista, também pode ser encarado porquê um mercê – é a sua secagem rápida. Essa particularidade torna difícil emendar qualquer pormenor ou mudar a cor na tela.

Dispêndio-benefício sedutor também é uma vantagem

Outro motivo importante para escolher a tinta acrílica é o seu preço! Existe uma ampla variedade de marcas no mercado, possibilitando escolher opções que se adaptam a diversos tipos de orçamentos.

O que é preciso para aprender a pintar com tinta acrílica?

A pintura acrílica tem uma lista restrita de materiais, que engloba basicamente: pincéis, paleta para mistura, chuva, cavalete e a tela – que pode ser de algodão, linho, tecido sintético e até de papel, desde que seja escolhido um tipo próprio para esse tipo de tinta.

Agora, vamos a um passo a passo para aprender a pintar com tinta acrílica:

  • O primeiro passo é infligir uma categoria de tinta acrílica na tela para suavizar a superfície e servir porquê tecido de fundo para a pintura.
  • Além de escolher uma cor mais clara e que harmonize com a teoria pensada para o trabalho, lembre-se que a tinta não deve ser muito compacta para essa período.
  • Use um pouco de chuva para diluir a tinta acrílica, com a proporção mínima de 80% de tinta para 20% de chuva. Evite fazer a mistura direto na tela e tente não ultrapassear o limite de 50% de chuva. Prefira usar uma paleta, que deve ser levemente umedecida (com um borrifador, por exemplo) a cada 30 minutos;
  • Agora é hora de riscar o esboço do traçado, que pode ser feito com lápis, giz, carvão ou outro de sua preferência;
  • Antes de iniciar a pintura acrílica, tenha em mente o planejamento na paleta de cores, começando sempre pelos mais claros antes de ir para os escuros;
  • Outra dica interessante para iniciantes é debutar a pintura acrílica com os elementos mais distantes na tela. Assim, ficará mais fácil “assestar” os elementos mais próximos do primeiro projecto;
  • Uma particularidade da tinta acrílica é a facilidade na emprego de várias camadas;
  • Lembre-se de manter os pincéis que for utilizar na pintura acrílica sempre imersos em chuva, para evitar que a tinta endureça;
  • Para concluir a tela, adicione sombras para fabricar efeito de relevo no traçado;
  • Finalize com uma categoria de verniz para tinta acrílica, para evitar que a tela sofra deterioração com o tempo. Vale lembrar que, apesar da recomendação de diluir a tinta acrílica em chuva para facilitar sua fluidez, também é verosímil utilizá-la da maneira que vem no pote e/ou tubo. E, apesar de ser solúvel em chuva, separe roupas e sapatos específicos para a pintura acrílica. Não é simples retirar as manchas, principalmente quando secas. Quer saber mais dicas para facilitar a pintura acrílica? Porquê a tinta acrílica se mistura muito para fabricar novas cores, uma boa combinação para os iniciantes é investir em branco, preto, amarelo, magenta e cian.
Já na escolha do pincel, os sintéticos são os mais recomendados. Mas, zero impede de investir em outros tipos, porquê os de cerda, que se mostram úteis para acabamentos com acrílicos densos. Para as primeiras telas, invista em um kit substancial com dois pincéis chatos grandes de 1 polegada (ideais para áreas extensas). Já para trabalhar os detalhes na tela, dois pincéis redondos macios (escolha um nº 10 e outro nº 6). Para sobreposições e efeitos mais “aguados”, vale ter um protótipo rotundo macio nº 12. Outra escolha que gera dúvidas é a paleta! Para grandes misturas, uma bandeja ou prato de esmalte branco é uma ótima escolha. O trabalho de rescisão com chuva também ficará mais simples com uma paleta para aquarela (de metal, plástico ou porcelana, com compartimentos separados).

Tem mesmo que usar chuva para dissolver?

Não, necessariamente. Alguns especialistas sugerem o uso de mediuns líquidos para um maior controle da mistura. Existem diversos tipos no mercado e que atuam de formas diferentes, equilibrando um remate brilhoso a fosco. Mas, essa escolha não exclui a urgência de molhar o pincel antes de iniciar a pintura!

Gostou das dicas?

Logo, mãos à obra! Mas, lembre-se: zero substitui um bom curso de pintura para aprender as técnicas na prática e ter contato com outros profissionais de arte.

Onde encontrar materiais para pintura acrílica?

Se você está em procura de materiais para iniciar suas aventuras na pintura acrílica vai se enamorar pelas possibilidades da Grafitti Artes. A Grafitti é uma loja especializada em materiais para traçado, artesanato e pintura, e oferece uma ampla variedade de produtos para todas as necessidades – incluindo pincéis, tinta acrílica, cavaletes e telas. Clique cá e conheça nosso portfólio!
Source: grafittiartes.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo