Sociologia é o estudo das relações entre as pessoas de uma comunidade. É parte da Antropologia, uma ciência que envolve várias disciplinas.
O pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) ainda é a mais importante referência em sociologia brasileira. Gilberto de Mello Freyre nasceu em Recife, em 15 de março de 1900. Publicou obras importantes sobre Antropologia e Sociologia. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, um tradicional centro de excelência em humanidades.
O potiguar Câmara Cascudo (1898-1986) representado na cédula de 50 mil cruzeiros, lançada em 1993, em homenagem a um dos mais importantes antropólogos brasileiros.

Luís da Câmara Cascudo nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 30 de dezembro de 1898.

O sergipano Silvio Romero (1851-1914) foi um dos mais importantes filósofos brasileiros do século 19. Romero nasceu em Lagarto, Sergipe e foi contemporâneo de outro importante pensador brasileiro, Tobias Barreto, também sergipano. Estudou Direito em Recife, foi crítico literário, jornalista e professor de Filosofia. Suas obras são importantes para se entender o pensamento filosófico no Brasil de sua época.