Artes

Tudo sobre tintas aquarela – Grafitti Artes Tudo sobre tintas aquarela

Que as tintas aquarela são uma das queridinhas dos artistas, você já sabe! Mas tem muito mais informações para quem quer se aprofundar com esse material.

Afinal, conhecer bem as tintas é o primeiro passo para se sair bem com elas e realizar os trabalhos da melhor forma possível.

Para te ajudar, neste artigo você encontrará as principais informações sobre esse pigmento, para aprender como usar tintas aquarelas e garantir que sua arte saia como o planejado!

Origem das tintas aquarela

As aquarelas são tão antigas, que o seu uso está presente desde o Egito Antigo, e ultrapassou o tempo, espalhando-se por todo o mundo e diversas civilizações. Surgiu no século II a.C, e pintava materiais como papel, couro e telas.

Na idade média, a tinta aquarela ficou popularizada nas gravuras feitas em madeira – material bem diferente do que utilizamos hoje.

Produzida a partir de goma arábica e pigmento triturado, as tintas aquarela, hoje em dia são feitas em vários formatos, os mais comuns são em bisnaga ou pastilha.

E qual a diferença entre elas?

Os formatos não interferem na qualidade da tinta, apenas na forma de uso. As bisnagas, por exemplo, são mais usadas em pinturas grandes. Enquanto as tintas em pastilha são melhores para transporte.

Como escolher as tintas aquarela?

Existem aquarelas de material sintético e natural, e independentemente do que for usado, não é esse o critério usado para definir tintas que são mais profissionais ou não.

É importante entender as linhas de tintas: existem as escolares, para estudantes e para os profissionais. A principal diferença entre elas é o tipo e quantidade de pigmento, quanto mais pigmentada, maior a durabilidade.

Mesmo assim, é bom entender as dicas para conservar a sua aquarela e usá-las por mais tempo. Veja nosso conteúdo para entender mais!

Tipos de aquarela

As tintas em bisnagas, pastilhas secas, semi-úmidas e líquidas são mais comuns entre os artistas. Mesmo assim, a qualidade e resultado não é diretamente influenciada pelos formatos, existem vários tipos para melhor adaptação dos artistas.

Normalmente, o formato de bisnaga oferece mais confiança para os iniciantes, pois a mistura é feita de maneira simplificada. Mas há quem comece suas artes usando as pastilhas.

Propriedades da tinta

As artes com aquarela são únicas! Isso acontece porque as propriedades da tinta são diferentes das outras. É preciso entender bem cada uma delas e aprofundar-se nas técnicas.

Confira as especificações da tinta aquarela:

A luminosidade que passa entre o pigmento e o papel é o que define a transparência. Quanto maior a transparência, maior o brilho e maiores as chances de fazer sobreposição de cores (uma das técnicas usadas para desenhos em aquarela).

As aquarelas opacas não permitem que a luz atravesse o pigmento, neste caso, a aplicação é mais lisa e não se utiliza a sobreposição.

A capacidade de adesão determina a força da tinta sobre o papel, muitas das tintas aquarela são de difícil aplicação, pois não existe margem para adicionar água e corrigir os erros.

Mas, com tantas propriedades especiais, qual papel utilizar?

Um dos principais critérios para se sair bem com as tintas aquarela, são os papéis de alta gramatura, que são essenciais para suportar as misturas feitas com água, sem rasgar ou danificar a arte.

E em comparação com os outros tipos de pigmento, a tinta aquarela trabalha a transparência e harmonia das tonalidades, permitindo misturas de tons mais claros com tons escuros, para a criação de efeitos em degradê.

Para isso, é preciso saber determinar a ordem de camadas, fazendo uso da técnica de iniciar por tons mais claros em direção às tonalidades mais escuras.

Além disso, lembre-se de algo importante: as pinturas em aquarela só ganham a real tonalidade depois que estiverem totalmente secas.

Onde comprar tinta aquarela?

Se você procura por tintas aquarela de qualidade e materiais necessários para utilizar em suas artes, conheça a Grafitti Artes!

Na Grafitti, você encontra diversas opções de produtos para desenho, pintura e artesanato para os mais diferentes estilos de trabalho e níveis profissionais.

Acesse a nossa loja virtual e conheça o paraíso dos artistas!

Source: grafittiartes.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo